quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Posted by Hidroplante Hidroponia |


Não se convencendo que a combinação de adubos "Kristalon Laranja + Nitrato de Cálcio + TensoFe" promova uma solução balanceada de modo a atender as necessidades das hortaliças folhosas, o LabHidro desenvolveu uma pesquisa exploratória no assunto.

O trabalho aconteceu no período de 16/05/2001 a 31/12/2001.

Os dados desta pesquisa exploratória foram apresentados na 2a SEPEx (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC), em junho de 2002.
Naturalmente que o LabHidro foi mais longe. Foi em busca de uma combinação alternativa de adubos.
Para quem prefere a linha "Kristalon", o LabHidro propõe uma combinação de Kristalon VERMELHO + Nitrato de cálcio + TensoFe + Sulfato de Magnésio + complementação de 3 micros (B, Mo, Mn).
Dá para dizer que o LabHidro é o primeiro a utilizar o Kristalon Vermelho na hidroponia. Na época, alguns produtores utilizavam o Kristalon Laranja.

ATENÇÃO: um dos sintomas de desbalanceamento da solução nutritiva, obtida através da fórmula tradicional do Krist. Laranja, foi evidenciado pela maior presença e infestação de insetos.
Muito antes da planta apresentar algum sintoma mais aparente, verificava-se uma incidência de insetos. Principalmente moscas (dípteros), mas os pulgões e os percevejos não perdoavam, entre outros.
Isto acontecia várias vezes, até que se retomava uma solução balanceada. Daí, os insetos desapareciam gradativamente.
UMA DAS CONCLUSÕES: muitas vezes, produtores utilizam pesticidas na hidroponia para controlar o ataque de algum inseto. Em alguns casos, isto poderia ser resolvido, adotando uma solução nutritiva correta (balanceada em macro e micronutrientes conforme a necessidade da cultura).

0 comentários:

Postar um comentário